Tradutor

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Informática Educativa x Informática Educacional... Qual trabalhar?

Olá.. Hoje venho trazer pra vocês uma dúvida muito frequente em quem trabalha ou utiliza a Informática Educativa, afinal.. O que é mesmo Informática Educativa?
Quando comecei a trabalhar como professora de informática na escola que estou, senti muita dificuldade com a questão de conteúdos, claro, tenho formação na área da computação mas não sabia qual assunto abordar com meus alunos, sendo que os conceitos básicos de computação são tema de cursos encontrados em qualquer lugar, então queria abordar esse tema ao mesmo tempo que tornava as aulas mais interessantes que aquela teoria tooooda vista em informática.
Também sabia que a maioria dos meus alunos não tinha nenhum conhecimento sobre informática, muitos até nem tinham contato com um computador! Então resolvi pesquisar, foi aí que encontrei o dilema entre Informática Educativa e Informática Educacional, sendo que as duas tem uma linha bem tênue entre si.
Como vi em minhas pesquisas, a Informática Educacional é aquela que aborda os conceitos da informática, a teoria e prática da mesma, e a Informática Educativa utiliza recursos multimídias para abordar temas vistos também em sala de aula. Então resolvi unir as duas, sendo que trabalho tanto os conceitos básicos para a utilização de um computador como Internet, Windows, Word, Excel, etc... ao mesmo tempo que trabalho os conteúdos que acho mais importante de serem revisados nas aulas de informática, e é claro que as crianças adooooraram!! Agora, com quase 2 anos de serviço, me sinto mais segura em relação ao que abordar em minhas aulas, sendo que vi que posso unir tanto Informática Educacional quanto Informática Educativa para tornar as minhas aulas mais atraentes aos meus alunos...


Att :)

Nenhum comentário: