Tradutor

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O que é Informática Educativa

Olá pessoal, navegando pelos blogs em busca de atividades, encontrei esse texto que é suuuuper interessante no blog do PTE, vale a pena conferir o blog, pois há assuntos bem interessantes!!

O que é Informática Educativa?


Há uma discussão grande sobre o que seria informática educativa e/ou qual seria o papel que o computador deveria exercer em escolas, faculdades e etc. Dependendo da visão educacional e das condições técnico/pedagógicas, este termo pode assumir diversos significados.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."
Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.
Pensando nisso, as escolas vêm adotando cada vez mais o uso de computadores, mas será que na prática estão atingindo seu objetivo, ou estão apenas ensinando os alunos a trabalhar com um sistema operacional e alguns aplicativos? Será que basta ter um bom laboratório, com equipamentos de última geração? Bastaria ter recursos suficientes para adquirir aparelhos eletrônicos etecnológicos de custo alto? Notamos que algumas instituições se equipam e buscam uma boa estrutura técnica, porém visando o marketing. Então a resposta para todas estas perguntas é óbvio que é não!
A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades. É papel do professor de informática desenvolver as atividades de uso de computador nas disciplinas e resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas. Chegamos a conclusão que há ai uma parceria entre educadores, ou seja, um trabalho bem feito exige o trabalho em equipe.
Resumindo: A Informática Educativa abrange o estudo sobre:
  • Aprendizagem;
  • Filosofia do Conhecimento;
  • Domínio das Técnicas Computacionais;
  • Prática Pedagógica.

Nenhum comentário: