Não é de hoje que vemos o quanto a tecnologia está se tornando parte essencial da vida escolar dos alunos, cada vez mais vemos o contato deles com aparelhos modernos, super ferramentas, utilitários e afins, e cada vez mais cedo o aluno aprende a utilizar todo tipo de mídias para conectar-se com o mundo lá fora e com as informações disponíveis.
Mas esse grande avanço da tecnologia nos leva á um dilema, uma questão importante, com tanta tecnologia disponível, onde os conteúdos e as informações são tão aprofundadas e de fácil compreensão, onde fica o professor nesse contexto?
Bem, as opiniões divergem nessa questão, mas todas chegam a um ponto crucial, o professor é tão importante quanto era antes das tecnologias, porém, basta que mude um pouco sua visão de como ensinar, tornando-se além de uma referência em conteúdo, um questionador, isso é bem simples, já explico.
O professor além de ser a pessoa que possui o conhecimento necessário para uma boa aprendizagem, deve passar a ser aquele que instiga o aluno, que o induz a refletir sobre conteúdos, a pensar em situações problemas e achar suas soluções, é simples assim, além de transmitir seus ensinamentos, o professor deve motivar o aluno para que ele mesmo tire suas conclusões sobre o conteúdo em questão.
Já que há uma variedade enorme de ferramentas tecnológicas capaz de passar as informações necessárias e que são auto-explicativas, cabe ao professor utilizar-se dessas ferramentas e instigar o aluno a refletir sobre o conteúdo, formando assim, alunos independentes, que possuem autonomia para aprender.
Texto produzido pela professora Carol, baseado em uma matéria da revista Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-favorece-ou-atrapalha-interacao-668165.shtml
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