Não é de hoje que a escola e a sociedade estão vivendo uma "era digital". A cada dia, novas tecnologias surgem, muitas vezes surpreendendo até os mais "chegados" no assunto. É incrível a variedade de ferramentas tecnológicas que encontramos, desde celulares que fazem praticamente tudo, até supercomputadores utilizados na medicina, aviação etc.. Se pararmos para analisar e refletir, em um dia, temos contato com quantos aparelhos tecnológicos? A resposta é simples, muitos.. sim.. MUUUUITOS!!
Por estarmos acostumados, não reparamos muito nisso, mas aposto que muitas pessoas que estão lendo isso agora não usam mais despertador para acordar, mas sim o celular.. Não usam mais o fogão para esquentar o café, mas sim o microondas, não usa mais caderninho de anotações mas sim um app no celular, tablet, smartphone ou afins, aposto que não sabe o que é usar um mapa, mas quase que automaticamente, entra no carro e programa um GPS, então, é uma variedade enorme de tecnologias que encontramos no dia a dia, então, por que não utilizá-las à favor da educação?
Sim, ainda há muita resistência à respeito dessas tecnologias que permeiam o mundo educacional, mas está mais do que na hora de abrirmos nossas mentes para um mundo moderno, pensarmos nas tecnologias não como inimigas, mas como ferramentas de auxílio pedagógico, que podem nos ajudar e MUUUUITO à melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças.
Blogs, twitter, grupos de discussão, fóruns, bate papo de diversos assuntos, Internet, grupos no Facebook.. aplicativos para computadores com atividades educativas.. Se for citar tooodas as ferramentas disponíveis, não haveria espaço, então, porque não fazer uso disso como incentivo e motivação ao aprendizado? Porque não experimentar aulas com esses recursos??
Lembrando que a tecnologia pode ser uma ótima aliada do professor quando usada da forma correta, pense nisso!